A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Montemuro vai ter centro de BTT

Edição de 6 de julho de 2018
08-07-2018
 

De bicicleta, ou mesmo a pé, quem passar pelo Montemuro vai, dentro de alguns meses, poder usufruir de um centro de BTT. O projeto surge depois de as câmaras municipais de Cinfães e Resende, em parceria com a Dolmen (uma entidade ao serviço do Desenvolvimento Local), adjudicarem a construção do Centro de BTT Montemuro Aventura, no âmbito de uma candidatura ao património natural.

O investimento, superior a 91 mil euros, tem como objetivo dotar a aldeia da Gralheira, em plena serra de Montemuro, de uma infraestrutura que torne esta região cada vez mais amiga dos amantes dos desportos de aventura e natureza.

Obra nasce numa antiga escola
O Centro de BTT Montemuro Aventura vai nascer com a requalificação de um edifício de uma antiga escola que passa a estar “dotado de uma uma zona de receção, um espaço multiusos, uma cozinha e arrumos e ainda camaratas”. Intervenção que contempla ainda “a construção de um novo edifício destinado a balneários e instalações sanitárias, assim como uma estação de serviço de apoio ao BTT”, como explicaram os responsáveis.

Cinfães reforça aposta nos desportos de natureza
A criação desta infraestrutura de apoio é para o município de Cinfães uma forma de “cada vez mais tornar o concelho atrativo para os desporto de natureza”, bem como “reforçar a oferta turística e potenciar todo o Montemuro”, frisou Armando Mourisco, presidente da Câmara de Cinfães.

Para além da rede de percursos existente, com este projeto Cinfães vai ter mais ofertas: Caminho do Paço, Caminho do Colmo e Caminho do Castelo. Serão também criados três observatórios da Natureza: Sr.ªa do Castelo, Cabrum e Marcelim.

Resende aposta na modalidade
Apesar de o BTT ainda não ser uma modalidade com expressão no concelho de Resende, com a criação deste centro a autarquia espera que possam aparecer mais praticantes e até equipas. Segundo Garcez Trindade, presidente da Câmara de Resende, “o objetivo é trazer ao concelho pessoas que pratiquem btt e pedestrianismo”. Para o autarca, “o desporto é também uma forma de atrair o turismo, aliado à gastronomia”, já que com esta iniciativa o município também espera poder divulgar a carne arouquesa.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT