A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

390 mil euros para percursos das Invasões Francesas

Edição de 8 de junho de 2018
10-06-2018
 

Os municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova estão envolvidos, em conjunto, num projeto designado por “Grande Rota do Bussaco” que visa promover e divulgar os “caminhos” das “Invasões Francesas”, com o objetivo de o valorizar do ponto de vista cultural e turístico e atrair mais visitantes a esta região.

A revelação foi feita ao Jornal do Centro pelo vereador da Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Paulo Oliveira, que destacou a importância histórico-cultural dos percursos que marcaram a mobilização dos exércitos napoleónicos durantes as “Invasões Francesas”.

O projeto já foi aprovado no âmbito de uma candidatura da CIM - Região de Coimbra, cujo investimento a realizar é de 390 mil euros.

Paulo Oliveira adianta que “a Grande Rota do Bussaco” abrange um percurso pedestre, com uma ciclovia paralela, com cerca de 60 quilómetros que envolve os três concelhos.

De acordo com o autarca, ao longo dos percursos vai ser colocada sinalética e toponímia adequada aos locais mais emblemáticos e históricos onde se deram os confrontos, que terão símbolos e algumas réplicas da Batalha do Bussaco, para além dos Moinhos de Sula e de Moura, sem esquecer o local onde esteve instalado o “Hospital de Campanha” onde eram tratados os feridos.    

“O centro desses três territórios vai ser o Obelisco, que é o elemento central da Batalha do Bussaco, mesmo no alto de Sula, em plena Serra do Bussaco” revelou o autarca.

Associação Portuguesa de Museologia distinguiu o Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” na categoria de melhor “Filme de Divulgação” deste equipamento histórico dedicado às invasões francesas. Inaugurado em setembro de 2017, o Centro é um espaço dedicado à promoção, divulgação, conhecimento e estudo, mas também de evocação e memória, alusivo à passagem das Invasões Napoleónicas no concelho.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT