A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Ecovia do Mondego pronta para avançar

Edição de 2 de agosto de 2019
04-08-2019
 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra avançou já com o lançamento do concurso público que vai permitir a construção de uma ecovia com uma extensão de 40 quilómetros e que liga três concelhos. Um investimento de 1,4 milhões de euros e que terá um prazo máximo para a sua execução de 18 meses.

A empreitada, que vai arrancar em 2020, prevê o aproveitamento de estradas e caminhos rurais existentes, sendo que só pontualmente será instalada uma via dedicada, como na margem da albufeira da Barragem da Aguieira, no prolongamento do Montebelo Resort.

O projeto final irá também permitir a ligação contínua à Ecopista do Dão através da construção de um passadiço metálico até à estação ferroviária de Santa Comba Dão.

O projeto estende-se ao longo das margens do Rio Mondego, apresentando um forte potencial turístico dado o património natural que aqui se encontra e as estruturas de apoio já existentes, com a interligação entre as praias fluviais, zonas preparadas para atividades náuticas, como a Albufeira da Aguieira e a Praia Fluvial de Penacova, que incluem vários pontos de elevado interesse ambiental, geológico e paisagístico, como a Livraria do Mondego.

Trata-se de um projeto que foi alvo de uma candidatura ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal. A Ecovia do Mondego resulta de uma parceria entre as CIM Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões e os municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

Júlio Norte, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, mostrou-se bastante satisfeito com o importante passo que foi dado para concretizar a obra. “Trata-se de uma mais-valia para o concelho e para a toda a região, já que em termos turísticos vai criar novas dinâmicas que vão permitir gerar ainda mais valor acrescentado, num setor que dá sinais de continuar a crescer”, disse.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT