A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Lagar de azeite "à moda antiga" está a ser recuperado em Vale de Mouro

Edição de 23 de agosto de 2019
25-08-2019
 

As obras de recuperação do antigo Lagar de Varas, de Vale de Mouro, concelho de Mortágua, já iniciaram. Uma empreitada para reabilitar um exemplar único e que testemunha as vivências do passado.

Através da sua preservação, a Câmara Municipal de Mortágua pretende que este espaço seja um fator de atração de visitantes e animação socioeconómica da aldeia, em complementaridade com o parque temático já existente, também este um exemplo de preservação do património rural – com a respetiva casa solarenga e a eira antiga em granito.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, desta forma, surge a possibilidade de criar um produto turístico integrado, “potenciando em complementaridade estes dois pontos de interesse turístico num território caracterizado pela sua profunda ruralidade”.

Uma vez recuperado, o Lagar fica aberto ao público para visitas e ações de animação sociocultural, tendo associado uma vertente pedagógica e interativa, possibilitando aos visitantes assimilar conhecimento acerca do modo de funcionamento destes lagares, desde a chegada da azeitona até à produção do azeite.

A intervenção, superior a 100 mil euros, foi financiada por fundos comunitários.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT