A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Medalha de ouro para a comunidade emigrante do Luxemburgo

Edição de 16 de agosto de 2019
16-08-2019
 

A União Desportiva Portuguesa (UDO) de Wormeldange, no Luxemburgo, foi agraciada com a medalha de ouro da Câmara Municipal de Mortágua.

A associação, com mais de 1500 sócios, desenvolve trabalho numa das maiores comunidades portuguesas constituída, essencialmente, por gente de Mortágua, vila geminada com a cidade luxemburguesa há 15 anos.

Na cerimónia de entrega da medalha, o presidente da UDP, Horácio Martins, destacou a vontade e o esforço da comunidade na ajuda aos seus conterrâneos, através de contributos pecuniários e materiais, seja a associações locais, desportivas, culturais, recreativas, bombeiros, dos cães-guias para cegos e até a nível instituições musicais. Exemplo disso foi a “tasquinha” que a União Desportiva teve durante a Festa da Juventude que está a decorrer em Mortágua.

Já o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, justificou esta consagração pelo mérito com que a UDP de Wormeldange tem praticado a “cidadania e a sua solidariedade”. Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que enalteceu a diáspora portuguesa no Mundo, afirmando que “se todos olharem para os países para onde Portugal exporta mais vão verificar que é lá onde existem as maiores comunidades portuguesas”.

“Isto ilustra bem a importância que têm os portugueses, do ponto de vista da internacionalização da economia, da internacionalização da cultura, da internacionalização da vida social das nossas formas de ser e das nossas formas de estar”, frisou o secretário de Estado.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT