A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Mortágua integra projeto de cooperação que quer promover rotas napoleónicas

Edição de 19 de julho de 2019
21-07-2019
 

O concelho de Mortágua está envolvido no projeto de cooperação transfronteiriço NAPOCTEP, que junta várias entidades de Portugal e de Espanha e que visa a criação de um produto turístico diferenciado e sustentável baseado na herança cultural relacionada com as Invasões Francesas.

Ao integrar este projeto “inovador” o município de Mortágua pretende valorizar o património cultural da época napoleónica, através de rotas que abarcam a Região Centro e as províncias castelhano-leonesas de Espanha.

Os promotores da iniciativa acreditam que o NAPOCTEP irá gerar um produto cultural e turístico que resultará na criação de emprego e economia no território, potenciando ao mesmo tempo outros produtos já existentes como a natureza, o património ou a gastronomia.

Júlio Norte, presidente da Câmara de Mortágua, considera que este projeto representa o início do processo de internacionalização da rota do Bussaco e da sua integração nos “Napolen Destinations” do Conselho da Europa.

O autarca salienta ainda a cooperação entre Portugal e Espanha em torno desta ideia que, defende, vai ajudar a valorizar um património histórico e cultural que une as duas nações da Península Ibérica. “Vivemos num mundo global e o desenvolvimento da nossa região, à semelhança do que se passa com muitas das empresas que temos no nosso concelho, que são exportadoras quase a 100 por cento, tem de ser encarado também, e cada vez mais, a uma escala global”, frisa.

O projeto NAPOCTEP tem uma duração de dois anos e um investimento total de 711 mil euros, apoiado em 533 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT