A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Mortágua: Mais de 740 mil euros para recuperar equipamentos destruídos pelo fogo

Edição de 12 de abril de 2019
14-04-2019
 

A Câmara de Mortágua recebeu um financiamento superior a 740 mil euros para recuperar infraestruturas que foram destruídas pelos fogos. Trata-se de um apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia.

O fundo europeu foi criado com o objetivo de apoiar estados membros afetados por catástrofes naturais, como é o caso de Portugal com os incêndios, em especial os de outubro de 2017. Os prejuízos e danos causados pelos incêndios referidos rondam um milhão de euros, o que engloba infraestruturas e equipamentos públicos, valor ao qual será subtraído o apoio do financiamento de subvenção.

O dinheiro europeu servirá assim para reparar as vias municipais, nomeadamente estradas, pontões, plataformas, aquedutos e reconstrução das bermas, e ainda a reposição das sinalizações de segurança rodoviária. A isto, junta-se ainda a recuperação de equipamentos e sistemas municipais (como é o caso da rede de águas e saneamento básico) e de equipamento pesado de apoio ao combate a incêndios.

No que diz respeito aos prejuízos causados nas habitações, empresas, floresta e agricultura, o apoio veio por parte do Governo português, através do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP), do Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade (REPOR), e ainda do PDR2020 (medidas de apoio ao Restabelecimento do Potencial Produtivo na Atividade Agrícola e ao Restabelecimento do Potencial Florestal).

O fundo agora arovado foi no âmbito da candidatura “Recuperar infraestruturas e potenciar a recuperação em Mortágua”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT