A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Mortágua vai ter Contrato Local de Desenvolvimento Social

Edição de 8 de março de 2019
10-03-2019
 

Pela primeira vez, o concelho de Mortágua vai ser beneficiário de um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 4G). Um instrumento que está a ser utilizado pelos municípios para o desenvolvimento das políticas sociais.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, revelou que a sua implementação irá permitir desenvolver ações em dois eixos prioritários de intervenção: “a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa; auxílio e intervenção de emergência às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, como nos casos das pessoas que perderam tudo nos incêndios de outubro de 2017 ou capacitação e desenvolvimento comunitários”. As intervenções a realizar serão enquadradas num plano de ação através da criação de um gabinete técnico para o efeito, “tendo em consideração as vulnerabilidades identificadas, do ponto de vista social, e as características da população residente”, frisou o autarca.

O programa de contratos locais de desenvolvimento social é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e financiado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Os objetivos passam por aumentar os níveis de coesão social; concentrar a intervenção nos grupos populacionais que revelam maiores fragilidades sociais, promovendo a mudança na situação das pessoas e potenciar o trabalho em rede das várias entidades locais que atuam na área social.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT