A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Natal ecológico nas ruas e decorações, em Mortágua

Edição de 29 de novembro de 2019
01-12-2019
 

“Mortágua Vila Natal” é uma programação pensada pela primeira vez pela autarquia e que promete contagiar toda a população, especialmente as crianças. “A magia desta época vai invadir as ruas de Mortágua e transformar as frias tardes de inverno em acolhedoras tardes de diversão”, garante o presidente da Câmara Municipal. Júlio Norte assegurou que a festividade será este ano “mais alegre e animada”.

Entre as várias atrações para os mais pequenos constam insufláveis, neve na praça, rampa e pista de gelo, pista de karts, máquinas de pipocas e algodão doce e ou pinturas faciais. Ainda para os pequenos surgirá uma vida nova na antiga Casa Lobo, que terá uma “Hora do Conto” (Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau), um espaço cinema (Os Três Porquinhos e o Lobo Mau), um espaço escrita (carta para o Pai Natal) e a própria casa do Pai Natal.

O projeto irá ainda dar vida a espaços comerciais devolutos com quatro exposições: “Presépio” (de Ana Manso), “Presépios do Mundo” (Ricardo Dourado), “Barbies” (Raul Silva Lopes) e “Cenários de Cortiça” (Samuel Machado). Entre os dias 13 e 24 de dezembro haverá concertos, teatros, desfiles de moda, concursos gastronómicos, um showcooking, e o tradicional Mercadinho de Natal. “As nossas crianças merecem tudo e o Natal é, sobretudo, para elas”, lembrou o presidente da autarquia.

O evento natalício conta com a colaboração da comunidade local que se envolveu na elaboração dos arranjos natalícios e os comerciantes foram desafiados “a decorarem também as fachadas ou montras dos estabelecimentos”, bem como outras iniciativas, nomeadamente a campanha “Compre em Mortágua” e a “Tômbola de Natal”. “A prioridade dada à utilização de materiais naturais, em vez das habituais iluminações artificiais, promovendo a reutilização e a reciclagem, em nome de um planeta mais sustentável” é um dos factores diferenciadores da decoração utilizada por todos os participantes, referiu o autarca.

Júlio Norte disse acreditar que este será o primeiro passo para que o Natal em Mortágua se torne referência na região.

Iluminação

As luzes de Natal são ligadas a 6 de dezembro e estarão ligadas até 6 de janeiro. Este ano, Mortágua terá um Natal amigo do ambiente. Pelas ruas da zona central da vila irão surgir decorações naturais, todas elas produzidas pela população (pessoas da comunidade, comerciantes, associações, instituições e a Academia Saber “MAIS”), em ateliers que têm vindo a ser realizados durante o mês de novembro. Peças decorativas, desde as mais tradicionais às mais elaboradas, que combinam natureza, criatividade e trabalho em equipa, e que irão com toda a certeza surpreender. Também a tradicional árvore de Natal colocada na Praça do Município, será, este ano, pela primeira vez, revestida de material natural e ecológico.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT