A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Edição impressa: despesas injustificadas da Câmara de Nelas investigados

Edição de 10 de janeiro de 2020
12-01-2020
 

Inspetores da Inspeção Geral de Finanças (IGF) estiveram na Câmara Municipal de Nelas. Ao que o Jornal do Centro apurou, a investigação terá surgido de uma denúncia anónima a propósito de eventuais irregularidades administrativas, incumprimentos contratuais, despesas injustificadas e mapas de ajudas de custo do executivo camarário por justificar, onde viaturas do município terão sido usadas e os quilómetros cobrados como se fossem feitas em viaturas pessoais.

O assunto acabou por ser abordado em reunião do executivo, quando o vereador do PSD, Joaquim Amaral, questionou o presidente da Câmara sobre a presença das autoridades na última semana de dezembro do ano passado. Ao pedido de esclarecimento, Borges da Silva (PS) confirmou a presença dos inspetores para fazer averiguações, “das quais não me quiseram dar conhecimento, nem sei do que trataram”. O autarca disse ainda que não se tratou de uma inspeção ordinária, mas sim extraordinária.

Já segundo Manuel Marques, vereador do CDS-PP, “há muitas coisas por explicar em termos administrativos e financeiros por parte do presidente da Câmara de Nelas, até porque há muitas queixas em relação a pagamentos por realizar a fornecedores, entre outras despesas injustificadas”.

O Jornal do Centro apurou que a presença dos inspetores da IGF resulta de um conjunto de várias denúncias internas dos serviços municipais por parte de alguns funcionários e que estas começaram a chegar ao conhecimento deste organismo fiscalizador, após o afastamento da responsável da área financeira da autarquia, Célia Tavares. A pasta foi, entretanto, entregue a uma empresa externa - a “Motriz, Consultadoria, Lda.” - especializada na área da “Gestão, Economia e Finanças” que agora supervisiona estes serviços da Câmara Municipal de Nelas.





  • 2002 - 2020 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT