A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Nelas: Assegurada continuidade do Centro de Estudos Vitivinícolas

Edição de 30 de novembro de 2018
01-12-2018
 

O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão não vai fechar. A garantia foi dada pelo Ministério da Agricultura que disse que os recursos humanos existentes vão manter-se. Esta é a resposta do Governo aos que dizem que há um desinvestimento neste equipamento.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão (CEVD) mantém as suas rotinas e como vem sendo hábito todos os anos realizando as suas vindimas, que “este ano (2018) foram concretizadas em setembro último, tendo recorrido aos funcionários que ali continuam a trabalhar e que mais uma vez contaram com um reforço de trabalhadores disponibilizados pela Câmara Municipal de Nelas”.

Sobre a possibilidade do reforço dos recursos humanos e materiais do CEVD, o Ministério garantiu ainda que “os recursos humanos atualmente existentes mantêm-se, ou seja, são idênticos aos que já existiam na vigência do anterior Governo PSD e que continuam assegurar o funcionamento deste organismo”.

O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão fundado em 21 de novembro de 1946, na Quinta da Cale, com uma área superior a 10 mil hectares, mantém como principais funções a investigação. É no Centro de Estudos Vitivinícolas que se pode encontrar e ver toda a memória científica da região, porque é ali que continuam a funcionar os seus campos de ensaios e onde se encontram depositados os registos de todas as vindimas dos últimos 60 anos.

Em setembro deste ano, já o deputado do CDS/PP, Hélder Amaral, tinha questionado o Governo sobre o “desinvestimento” neste centro.

Para o presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, “cada vez mais se justifica um maior investimento neste Centro de Estudos”, propriedade do Ministério da Agricultura, necessidade que, de forma insistente, a Câmara Municipal de Nelas vem transmitindo ao Governo e à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT