A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Nelas: Nova unidade de gestão florestal quer gerir cerca de 500 hectares

Edição de 4 de janeiro de 2019
06-01-2019
 

A nova unidade de gestão florestal do Folhadal/Mondego, no concelho de Nelas, foi criada há cerca de dois meses e quer assegurar a gestão de uma área com cerca de 500 hectares de floresta. António Minhoto, presidente da Associação Florestal de Nelas, com sede na antiga Escola Primária de Folhadal, fala de um ambicioso projeto de gestão florestal, que já conta com diversos aderentes nesta fase de arranque que necessitam de uma nova organização e reordenamento das espécies.

A associação vai colocar no terreno um funcionário para contactar os proprietários, para conseguir, no âmbito da candidatura apresentada, um mínimo de 500 hectares de floresta para ser devidamente reflorestada e emparcelada de forma organizada e ordenada através de mosaicos com novas espécies e culturas arbóreas.

O presidente da Florestal de Nelas adianta que “a gestão destas áreas que se pretendem reflorestar, envolve novas plantações, pastorícia, limpezas, caminhos e outras iniciativas, visando recuperar a floresta ardida nos grandes incêndios de outubro de 2017”.

António Minhoto acredita que é preciso “dar outra forma em termos de novas dinâmicas com o objetivo de potenciar a economia dos produtores florestais, onde se deve incluir e desenvolver espécies agrícolas e da silvo-pastorícia e da apicultura, a urze, o mirtilo, o medronheiro e outras espécies arbóreas, como o carvalho, o sobreiro, a oliveira, de forma ordenada e emparcelada criando zonas tampão à progressão dos incêndios florestais”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT