A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Eleições no agrupamento de escolas travada pelo Ministério da Educação

28-07-2019
 

O nome de José António Figueiredo que venceu as eleições para a direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades não foi homologado pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Às eleições, que decorreram a 24 de junho, concorreram três docentes da instituição. José António Figueiredo, o candidato vencedor, é professor de 1º ciclo e arrecadou 11 votos, de entre os 20 elementos que compõem o Conselho Geral. Maria Isabel Carvalho, que já dirigiu a instituição de ensino, teve cinco votos. José Viegas, atual adjunto da direção, obteve quatro votos. Os resultados foram enviados, no dia 25 de junho,
para a DGEA que só no dia 5 julho, a dois dias da tomada de posse do novo diretor, comunicou à Escola que havia uma queixa de impugnação das eleições por alegada falta de documentos. A comissão do Conselho Geral que organizou o ato eleitoral não verificou se no processo do individual do docente, que está na escola, estava o comprovativo de que tinha mestrado, nem o solicitou, como devia, no período de aceitação das candidaturas. “Ele tem as habitações, mas na altura do concurso não tinha o comprovativo, nem ninguém lho solicitou, daí o resultado não poder ser homologado”, afi rmou ao Jornal do Centro fonte ligada ao processo.
Entretanto o docente já entregou na Escola o documento em falta, mas terá que haver novo processo eleitoral. Nos próximos meses e por causa da abertura do novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas vai ser dirigido por uma comissão administrativa provisória, liderada pela a atual diretora, nomeada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). O Jornal do Centro contactou José António Figueiredo que se recusou a prestar declarações. Também a presidente do Conselho Geral da Escola, Judite de Almeida, se escusou a falar sobre este caso, alegando não ter autorização da DGEstE.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT