A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Feriado municipal de O. Frades assinalado com homenagens às gentes da terra

Edição de 4 de outubro de 2019
06-10-2019
 

O feriado municipal de Oliveira de Frades que se assinala na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, vai ficar marcado pela realização de “uma cerimónia de homenagem e reconhecimento a diversas personalidades do concelho nas áreas científica e artística”. São ao todo seis as individualidades que serão distinguidas no dia do concelho. No campo científico será prestado tributo a Elisabete Malafaia, que é natural de Covelo de Arca. Doutorada em Geologia esta munícipe “é detentora de vários prémios e distinções no currículo que se traduzem, maioritariamente, em apoios para a execução de projetos de investigação em instituições nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Portugal”.

Manuela Ferreira, natural de Sejães, também vai ver o seu trabalho reconhecido. Com um doutoramento em Biologia Molecular no Reino Unido, esta investigadora viu uma descoberta sua ser publicada na revista Nature. “Um dos seus mais recentes trabalhos demonstra o papel crucial da vitamina A no útero materno para o desenvolvimento do sistema imunitário do embrião e para a sua saúde a longo prazo”, explica a Câmara Municipal.

Também Susana Santos receberá um prémio do município. Doutorada em Ciências Biomédicas, na área da Imunologia, esta cientista já fez investigação na Escócia. “Colabora na área da Psiquiatria, particularmente na pesquisa de biomarcadores biológicos no sangue para auxiliar no diagnóstico da depressão. Este projeto, “MyRNA Diagnostics”, já lhe valeu dois prémios: o “Born from Knowledge”, atribuído pela Agência Nacional de Inovação e o galardão “Os melhores do Portugal Tecnológico” na categoria Inovação, atribuído pela revista “Exame Informática”.

Na área artística será distinguido o trabalho da artesã Carla Alexandra Almeida, que faz esculturas para bolos de noivos. “O nível de personalização realça infindáveis pormenores, tais como, os rostos, as roupas, os penteados e todos os acessórios, ou seja, uma caracterização do casal de noivos em miniatura. Ano após ano Carla tem vindo a ser uma referência na área nupcial com menções honrosas para melhor fornecedor por várias entidades”, evidencia a autarquia.

O município vai também atribuir um galardão a Gonçalo Loureiro, argumentista, realizador de cinema e colaborador do Jornal do Centro, pelos trabalhos realizados no audiovisual, nomeadamente com os filmes Marasmo (2015) e Sheila (2018). “Obteve mais de uma dezena de distinções nacionais e estreou em circuito comercial no ano de 2016 pela Leopardo Filmes. “Sheila”, o seu mais recente filme, estreou no Curtas de Vila do Conde, desta feita, na competição nacional de 2018” ao lado das melhores curtas-metragens nacionais dos maiores realizadores portugueses”, realça a Câmara Municipal de Oliveira de Frades.

A autarquia vai ainda homenagear a melhor aluna do concelho (12º ano) no último ano letivo e que terminou o ensino secundário com uma média final de 17,8 valores. Alícia Lima entrou no curso de Medicina Dentária na Faculdade de Medicina de Coimbra. As celebrações do feriado municipal arrancam às 10h30 com a receção a acontecer na Biblioteca municipal, seguindo-se pelas 11h00 a sessão solene nos Paços do Concelho.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT