A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Parque Desportivo de Oliveira de Frades recebe incubadora de empresas

Edição de 14 de junho de 2019
16-06-2019
 

Inicialmente esteve pensada para o novo Parque Urbano, que está a ser construído junto à Igreja de Nossa da Conceição, na Avenida Dr. Arménio Maia, mas afinal de contas a incubadora de empresas de Oliveira de Frades deverá abrir portas no Parque Desportivo. São pelo menos esses os planos atuais da Câmara Municipal liderada por Paulo Ferreira, que alterou o projeto da zona de lazer do anterior executivo, retirando a valência do espaço verde.

“A incubadora de empresas vai nascer no Parque Desportivo em princípio, onde temos quatro ou cinco salas e um salão grande que pode receber os empreendedores”, explica Paulo Ferreira.

O autarca eleito pelo Nós Cidadãos, o único no país, acredita que o serviço de apoio aos empresários e empreendedores “ainda este ano entrará em funcionamento”.

O projeto de regulamento da incubadora de empresas local esteve em consulta pública nas últimas semanas e não recebeu qualquer reparo ou sugestão, ao que conseguimos apurar.

Com este novo projeto, o executivo municipal pretende “estimular o surgimento de novas empresas e de novos empresários, dando preferência aos que apostem em áreas relacionadas com o ambiente e recursos naturais, com produtos endógenos e o desenvolvimento rural, comércio e indústria, cultura e as indústrias criativas, património, turismo, inclusão e inovação social”.

“A incubadora constituirá um importante meio de fomento à criação e desenvolvimento de projetos empresariais, nas áreas supracitadas, propiciando as condições favoráveis à sua instalação, com vista à revitalização do tecido empresarial local e consequentemente, à criação de emprego estável e qualificado, contribuindo não só para o desenvolvimento económico e social, mas também para a coesão territorial e competitividade regional”, pode ler-se no regulamento.

Espaço pode ser usado durante três anos

A valência vai ser criada com o principal objetivo de apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, e com potencial de crescimento, com vista à sua implementação no mercado. Aos empresários e investidores será “disponibilizado um espaço físico para o desenvolvimento das suas atividades, bem como o acesso privilegiado a um conjunto de entidades parceiras, numa ótica de inserção empresarial mais competitiva”.

O projeto vai funcionar num ambiente partilhado de recursos e serviços, o que permitirá maximizar o investimento. Poderão candidatar-se empresas ou pessoas em nome individual, com atividade aberta há menos de três anos, com sede fiscal em Oliveira de Frades, que não possuam instalações próprias e que “pretendam sedimentar, desenvolver ou expandir” o seu negócio.

A seleção dos projetos a incubar vai depender de vários critérios entre os quais o grau de inovação e desenvolvimento, a criação de postos de trabalho e a valorização das potencialidades do município. Os empreendedores só poderão usar o espaço pelo período máximo de três anos, ficando ao seu encargo as despesas de energia, comunicações, seguro e limpeza.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT