A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

"Rotunda da vergonha" presta homenagem aos empresários de Oliveira de Frades

Edição de 28 de dezembro de 2018
28-12-2018
 

A “rotunda da vergonha” como ficou conhecida em Oliveira de Frades vai deixar de “envergonhar” os habitantes da vila. O espaço, que esteve envolto em polémica no tempo do anterior executivo devido à forma oval, à má conceção, na opinião de alguns, ao local onde nasceu e sobretudo ao tempo que demorou a ficar pronto, vai “ganhar outro ar”.

Na rotunda, que se situa nas proximidades na Zona Industrial, vai ser instalada uma escultura da autoria de João Marques e Margarete Silva e que serve de homenagem aos empresários que ajudaram a desenvolver aquele que é um dos concelhos no distrito de Viseu mais industrializados. A ideia de embelezar a zona partiu dos próprios artistas que lançaram um desafio ao executivo municipal liderado por Paulo Ferreira.

Para o espaço, e como forma de homenagem ao tecido empresarial, os autores pensaram num par de sapatos que surge a subir os degraus de umas escadas.

“A obra chama-se humildade e é direcionada às empresas. O executivo entendeu que estas deveriam estar representados nesse mesmo monumento”, adiantou ao Jornal do Centro o presidente da Câmara.

Segundo Paulo Ferreira, esta obra simboliza “uma passadeira do sucesso”. Para prestar esse tributo, o executivo pediu aos empresários locais que deixassem as marcas dos seus sapatos no piso do monumento. Houve pessoas que optaram por deixar o rato do calçado dos pais, numa homenagem aos fundadores das companhias que agora lideram. “No fundo, queremos descartar o rasto do sucesso da Zona Industrial”, salienta o edil.

A peça com cerca de 30 metros de comprimento vai ser inaugurada no próximo domingo (30 de dezembro), pelas 17h30. A escultura custou ao município quase oito mil euros.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT