A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

À descoberta do "Caminho dos Galegos"

Edição de 31 de maio de 2019
02-06-2019
 

Recriar momentos históricos do tempo das peregrinações a Santiago de Compostela e dar a conhecer o concelho penalvense, tanto ao nível do património como também paisagístico, são alguns dos objetivos do 15º percurso pedestre histórico-cultural “Caminho dos Galegos”.

Uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo que conta com o apoio do poder local. Segundo a diretora do agrupamento, Rosa Figueiredo, é uma atividade de pedestrianismo, numa extensão de cerca de 12 quilómetros que permite “praticar caminhada e observar as belezas naturais, num percurso devidamente arranjado e sinalizado, em terras de Penalva do Castelo e de Tavares, no concelho de Mangualde”.

O percurso é circular, tem início no Largo Principal da aldeia de Mareco e termina no mesmo local, com passagem (facultativa) entre o Largo Principal de Mareco e a Capela de Santiago, junto a Vila Cova, na estrada municipal que liga a Miuzela.

Os momentos históricos são representados, por alunos, professores e funcionários do agrupamento de escolas que irão fazer recuar os participantes ao tempo das peregrinações a Santiago de Compostela. Alguns quadros históricos representados são, por exemplo, a bênção de um peregrino, o hospital do caminho, a guarda da ponte (portagem), a taberna medieval, os salteadores, as videntes, entre outros.

“Ao longo do caminho, encontram-se também o almocreve, o aguadeiro, o mendigo pedindo esmola, artistas com músicas melodiosas, bobos da Corte e ainda uma pequena feira com a venda de alguns produtos de artesanato”, acrescenta a responsável acrescentando que se trata de um “momento de convívio e de partilha”. Haverá ainda almoço, um brinde aos participantes e animação.

Na edição deste ano do percurso pedestre histórico-cultural “Caminho dos galegos” são esperadas diversas centenas de participantes do concelho de Penalva do Castelo e de vários pontos do país. No ano passado participaram 700 pessoas.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT