A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Feira do Queijo atrai milhares de pessoas a Penalva do Castelo

Edição de 8 de fevereiro de 2019
09-02-2019
 

Mais de três dezenas de produtores e queijarias do concelho de Penalva do Castelo participam na Feira do Queijo na Praça Magalhães Coutinho, frente à Igreja da Misericórdia, onde, durante este fim de semana, vão mostrar o que de melhor produzem. Este ano, o evento vai na 28ª edição mas o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, lembra que a feira do queijo é “muito mais antiga”.

A Feira do Queijo vai contar com mais de 50 stands e 80 expositores, onde para além do queijo também vai ser possível encontrar diversos produtos endógenos de Penalva do Castelo, desde o fumeiro, a maçã Bravo de Esmolfe, os produtos da terra, o artesanato, a doçaria, os licores, entre outros. O vinho da região também vai estar em destaque com a iniciativa “Dão de Penalva”.

O autarca acredita que com a realização da feira, os produtores do concelho sentem-se motivados para produzir “mais e melhor”. “Atualmente a procura pelo queijo é maior porque as pessoas estão mais disponíveis para pagar melhor a qualidade, o que leva os produtores a refinarem o seu trabalho”, refere acrescentando que “há uma aposta cada vez maior na qualidade do produto”.

Ao longo dos dois dias a animação musical também vai ser uma constante com a participação de vários grupos do concelho e não só. Este sábado sobe ao palco principal a artista popular Rosinha e no domingo a animação também está garantida com a presença de Quim Barreiros.

“Tenho a certeza absoluta que este ano vamos é a feira que mais visitantes vai atrair ao concelho de Penalva do Castelo, não só pela animação mas por tudo o que constitui o evento”, explica o autarca. Francisco Carvalho não tem dúvidas que a Feira do Pastor e do Queijo tem já uma dimensão de âmbito nacional, “com as milhares de pessoas que são esperadas de vários pontos do país” e até internacional. “Os nossos turistas espanhóis alojados na Casa da Ínsua vão fazer questão de marcar presença no certame”, garante.

9º Passeio de BTT Rota do Queijo

No domingo (10 de fevereiro) de manhã, a par da Feira Festa do Pastor e do Queijo centenas de praticantes de BTT de vários pontos do país participam na nona edição do evento que é promovido pelos bombeiros penalvenses.

A Associação Humanitária pretende com o passeio de BTT angariar verbas para a corporação e ao mesmo tempo dar a conhecer o concelho.

A prova, este ano, conta com dois percursos: um de 25 quilómetros e outro de 45 quilómetros.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT