A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Penalva do Castelo: Bombeiros com iniciativas para suportar dívidas do Estado

Edição de 30 de novembro de 2018
01-12-2018
 

Com o objetivo de angariar verbas para as despesas do dia a dia da corporação, os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo promovem, no domingo, uma prova solidária composta por corrida e caminhada, intitulada “Por terras de Castendo”. “As pessoas para além de praticarem exercício físico, convivem e contribuem para os bombeiros. Queremos fazer desta prova desportiva, uma festa”, explica José Albuquerque, presidente da Associação Humanitária.

Mais de uma centena de participantes é esperada na prova solidária que conta com três modalidades: trail longo de 22 quilómetros, trail curto de 12 quilómetros e uma caminhada de oito quilómetros. Segundo José Albuquerque, os participantes também vão ter a oportunidade de conhecer “melhor” o concelho penalvense ao longo do percurso que vai contar com “belíssimas paisagens e outros elementos paisagísticos que Penalva tem”.

Atividades para minimizar carências

Ao longo do ano são várias as iniciativas que os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo realizam a pensar na angariação de verbas para fazer face a algumas despesas do dia a dia. Fundos que o presidente considera importantes, tendo em conta que a Associação Humanitária sofre de dívidas por parte de unidades hospitalares, no que diz respeito ao transporte de doentes não urgentes.

José Albuquerque fala em 80 mil euros de dívidas acumuladas, sendo que o “maior devedor é o Hospital de Coimbra”. “Não temos tido problemas em pagar aos nossos funcionários nem de combustível para as nossas viaturas, mas não deixa de ser um problema que nos afeta, uma vez que somos uma corporação pequena”, desabafa, acrescentando que a única maneira de arranjar alternativas às dívidas “é organizarmos algumas iniciativas solidárias ao longo do ano”. Na opinião do responsável “está a ficar na moda o Estado dever aos bombeiros e até parece que somos associações muito ricas”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT