A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Penalva do Castelo: Conselho Municipal da Juventude renovado

Edição de 6 de julho de 2018
08-07-2018
 

Tornar os jovens parceiros do município de Penalva do Castelo, com vista à criação de uma política municipal destinada aos mais novos é o principal objetivo da renovação do Conselho Municipal da Juventude. O projeto inicial foi lançado em 2009 mas segundo o presidente da autarquia, Francisco Carvalho, “não estava atualizado e não fazia sentido fazermos uma revisão do regulamento”. “Optámos por avançar com a criação de um novo projeto”, diz.

O futuro, na opinião do autarca, exige mais condições para que os jovens “tenham ainda mais acesso a uma formação educativa, cultural, desportiva e artística integral”. A iniciativa pretende ainda incentivar ao voluntariado, à participação social e a um maior envolvimento dos jovens na vida ativa do concelho, quer a nível da cidadania ou mesmo em termos de participação nas decisões municipais. “Nós queremos que os nossos jovens se interessem, desde cedo, por tudo o que o município faz”, conta o presidente da Câmara.

Francisco Carvalho refere que o “órgão consultivo” pretende reunir mais de uma dezena de elementos de diversas entidades de Penalva do Castelo. “Será um espaço de diálogo e de partilha de ideias e conhecimentos”, explica acrescentando que o Conselho Municipal de Juventude vai ser presidido pelo autarca, incluindo também um membro de cada partido político com assento na Assembleia Municipal, representantes de associações juvenis, associações de estudantes, entre outros.

O autarca penalvense realça que o CMJ deverá estar pronto para avançar no início do novo ano letivo.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT