A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Penalva do Castelo: Obras de restauro na Capela de Santa Eulália

Edição de 22 de março de 2019
24-03-2019
 

A degradação das madeiras que constituem o altar principal da Capela de Santa Eulália, na freguesia de Pindo leva a paróquia a executar obras de conservação e restauro do retábulo mor e esculturas.

A par do altar, as esculturas de Santa Catarina, cuja festa se realiza nos finais do mês de Novembro, e de Santa Maria também vão ser alvo de intervenção.

Segundo informações da paróquia de Pindo, o objetivo das obras passa por “conservar e preservar este valioso património religioso e cultural”. “É um património que pertence a esta localidade, a estas gentes, e que logicamente é preciso preservar e conservar aquilo que os seus antepassados foram deixando, para que também nós os deixemos para as gerações futuras”, refere.

O processo de conservação e restauro passa por diversas fases: limpeza e fixação das camadas cromáticas com levantamento dos repintes, desmontagem total e posterior montagem, tratamento de insetos xilófagos com aplicação de gel nos elementos estruturais, estabilização física do suporte, integrações volumétricas e integração cromática.

A obra, prevista para este ano, vai custar cerca de 15 mil euros, sendo que a Câmara Municipal de Penalva do Castelo vai apoiar com 1.500 euros. Os responsáveis pela paróquia de Pindo esperam que a Junta de Freguesia “também possa contribuir e o restante será suportado com dinheiros da capela e com dádivas das pessoas da localidade”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT