A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Vinho de Penalva do Castelo a caminho da Suécia

Edição de 15 de março de 2019
16-03-2019
 

A primeira “ leva” para a Suécia aconteceu no início deste mês de março. A adega de Penalva do Castelo enviou, através de um importador, mais de 20 mil litros de vinho. A segunda fase está prevista para as primeiras semanas de abril.

O presidente da adega, José Clemente, disse ao Jornal do Centro que o negócio ainda está no começo mas que no futuro “se tudo correr bem” pretende, com um aumento das vendas, conseguir chegar diretamente às grandes superfícies comercias da Suécia.

A Adega Cooperativa de Penalva do Castelo é considerada das maiores da Região Demarcada do Dão cuja capacidade de produção “garante o abastecimento aos vários países” para onde exporta, apesar da colheita do ano passado ter tido uma quebra de cerca de 38 por cento, comparando com anos anteriores. Ainda assim, a produção de 2018 rondou os 4,5 milhões de litros.

Segundo José Clemente, a região do Dão “já teve melhores dias” devido ao abandono da atividade vitivinícola mas acredita que a situação esteja a ser revertida.

Exportação para todo o mundo

Com mais de 50 anos de atividade, a Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, exporta vinho do Dão para diversos países.

Canadá, Estados Unidos da América, Angola, Moçambique, França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Japão, China e Brasil são alguns dos países consumidores do vinho produzido pela adega penalvense. Para este último país, José Clemente refere que no ano passado foram enviados “oito contentores” de vinho e este ano “estou a prever enviar 15 a 20 contentores”.

“Tem sido um caminho difícil”, conta o responsável, acrescentando que para o Brasil a adega já exporta há 15 anos mas que somente há dois é que o negócio ficou mais rentável com um aumento das vendas.

O presidente da direção da Adega de Penalva do Castelo garante que a adega “está no bom caminho”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT