A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Visitas para descobrir Penalva do Castelo

Edição de 10 de maio de 2019
11-05-2019
 

Com o objetivo de dinamizar a atividade turística do concelho, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo organiza visitas guiadas “por medida” a diversos locais de acordo com as áreas de interesse dos visitantes/turistas. Com a iniciativa, a autarquia penalvense pretende dar a conhecer os monumentos mais emblemáticos do concelho e que constituem o património histórico e cultural.

A mais recente visita guiada pelo concelho penalvense aconteceu há menos de um mês. Tratou-se de um grupo de utentes do Centro Comunitário Pia II, da Santa Casa da Misericórdia de Almada. Segundo a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, as visitas têm acontecido com a “regularidade com que vão sendo solicitadas”.

O grupo de visitantes, constituído por 30 pessoas, iniciou a sua visita na Igreja e Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia, à qual se seguiu a visita guiada à Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, onde foi realizada uma prova de vinhos. A visita terminou no forno comunitário de Sangemil com a degustação do tradicional pão de trigo, em forno de lenha, regado com azeite e sal. O Núcleo Museológico, localizado no 1º andar, também foi local de passagem do grupo que teve oportunidade de apreciar e reviver, o ciclo do pão através dos utensílios que se encontram ali expostos.

Os produtos endógenos da região são também valorizados e dados a conhecer nas diversas visitas, que são acompanhadas pela técnica de turismo da autarquia.

Segundo o presidente do município, Francisco Carvalho, as visitas guiadas ao concelho têm como objetivo “proporcionar experiências únicas e que permaneçam na memória de quem por aqui passa, esperando que voltem por mais dias”. “Desta forma dinamiza-se a economia local, o património, o território e as suas gentes”, acrescenta o autarca.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT