A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Aldeias Humanitar vence prémio Healthcare Excellence

26-10-2019
 

O projeto de solidariedade social “Intervenção Humanitária de Saúde e Amparo Social”, desenvolvido pela Aldeias Humanitar nos concelhos de Penedono e Sernancelhe, foi o vencedor do Prémio Healthcare Excellence, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e da biofarmacêutica AbbVie. O galardão, que conta já com seis edições, foi entregue pela primeira vez a uma associação de solidariedade social, que recebeu cinco mil euros.

O Prémio Healthcare Excellence distingue iniciativas que visam a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes. São também premiados projetos que tenham resultado numa melhoria do acesso, da eficiência, da segurança ou dos resultados obtidos na prestação de cuidados de saúde.

“Criado em 2017, o projeto [da Aldeias Humanitar] tem como objetivo lutar contra as situações de isolamento e abandono provocados pela desertificação no interior do país, através da integração de cuidados que passam pela prestação de cuidados de saúde, mas também pelo apoio social”, explica a associação.

O primeiro passo desta iniciativa desta instituição social assenta na identificação das necessidades das pessoas e numa avaliação do seu grau de dependência e do seu estado de solidão. A partir daí, é desenvolvido um plano de intervenção individual.

A Aldeias Humanitar aposta nos cuidados de “forma pessoalizada” e sugere ainda a criação da figura de auxiliar comunitário, que teria como função apoiar as pessoas sozinhas, mas também os cuidadores. “O grande objetivo desta associação é garantir que as pessoas possam viver nas suas casas com dignidade e qualidade de vida até o mais tarde possível”, explica a instituição social.

Implementado em Sernancelhe e Penedono, o projeto tem a ambição de estender-se a todo o território nacional.

A 6.ª edição do Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 12 candidaturas, apresentadas por instituições de saúde de norte a sul do país.

 





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT