A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Fim de semana para escolher as melhores cavacas em Resende

Edição de 29 de março de 2019
29-03-2019
 

As melhores cavacas de Resende vão ser “escolhidas” na festa que há 13 anos dá destaque a este produto da vila do Douro. Este ano, pela primeira vez, a festa tem “direito” a dois dias (30 e 31 de março) e decorre no Largo da Feira, bem no centro de Resende. Como já é habitual, realiza-se o concurso que visa premiar os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do evento.

Ao longo dos dias, os produtores deste bolo característico, assim como outros expositores de artesanato e produtos locais, dão a conhecer o que se faz e consome no concelho.

“Verificámos que concentrar num dia só era complicado porque a afluência era muita e o local já estava a ser muito acanhado. Com a mudança de local, a festa vai poder também contar com mais expositores”, salienta Garcez Trindade, presidente da autarquia.

O programa inicia-se no sábado, pelas 15h00, com a habitual visita aos postos de venda, onde mais de 20 produtores disponibilizam o bolo. Grupos tradicionais do concelho animam o espaço.

As Cavacas é um bolo cujas origens ainda não se encontram bem definidas. Certo é que já no século XIX o doce já era aclamado. Na Páscoa era oferecido como folar e no Natal havia a tradição dos caseiros oferecerem cavacas aos patrões. Hoje, as Cavacas encontram-se à venda durante todo o ano.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT