A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Resende: Produtores de cereja pedem apoios para colocar redes em árvores

Edição de 17 de maio de 2019
18-05-2019
 

Produtores de cereja, em Resende, pedem redes de proteção para as respetivas árvores de fruto. Quem o diz é Armindo Barbosa, presidente da Associação de Produtores de Cerejas de Resende, que explica a importância deste tipo de estrutura na proteção das culturas. “Estas redes diminuem a percentagem de cerejas rachadas e ajudam ainda a antecipar a maturação uns dias”, afirma Armindo Barbosa, que acrescenta, “é uma rede que deixa passar o ar, mas que protege do calor agressivo e/ou da chuva e mantém a temperatura mais controlada”.

Há cerca de dois, três anos que esta técnica que pode “salvar um ano inteiro de trabalho” tem vindo a ser usada por alguns produtores de cerejas na região, o que ajudou a provar a eficácia das redes no que diz respeito à proteção do fruto contra agressões externas, conta o presidente da Associação de Produtores de Cerejas de Resende. “Pelo que comprovei, nas cerejeiras que tinham as redes, 70 por cento da cereja vingou. Já nas minhas cerejeiras – que não estão protegidas –, cem por cento do fruto rachou”, argumenta Armindo Barbosa.

Estas redes têm um custo que ronda os 18 euros por metro linear, o que representa uma elevada despesa para os agricultores. Por essa razão, o presidente da Associação de Produtores de Cerejas de Resende diz já estarem a ser tratados possíveis apoios e parcerias, nomeadamente com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e reforça que “é preciso trabalhar e fazer pressão”. Armindo Barbosa garante ainda que os respetivos apoios serão também pedidos à Câmara Municipal de Resende e ao Ministério da Agricultura.

A produção de cerejas deste ano está cerca de duas semanas adiantada, em relação à colheita do ano passado, devido às condições climatéricas favoráveis, informa ainda Armindo Barbosa.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT