A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Santa Comba Dão: Antigo colégio está em ruínas e votado ao abandono

Edição de 25 de janeiro de 2019
27-01-2019
 

O antigo colégio particular António de Oliveira, pai de Oliveira Salazar, propriedade do município, está em ruínas. Foi o primeiro colégio do concelho de Santa Comba Dão a ter ensino secundário e a autarquia quer agora vendê-lo.

O edifício, mandado erigir nos finais do século XIX, encontra-se completamente em ruínas e deixado ao abandono há 62 anos, tendo sido adquirido pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão em 2008 pela quantia de 90 mil euros.

Mas a venda pode não ser assim tão fácil para a autarquia. É que, segundo os herdeiros do proprietário do Colégio, a venda à Câmara foi feita com a condição de que o mesmo “nunca poderia ser vendido para fins de negócio imobiliário”. Impuseram como cláusula que a sua utilização só deveria ser para um centro cultural e animação, ou então, para uma instituição particular de solidariedade social. Caso contrário, deveria ser devolvido aos antigos herdeiros e familiares do professor Joaquim de Sousa Félix, o último diretor do colégio.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, rejeita tal argumento e lembra que a propriedade foi adquirido pelo anterior executivo por um valor de 90 mil euros que considera ser “elevado para a data” e “sem qualquer tipo de cáusula”.

Face a esta situação, informou que a autarquia está a ponderar alienar este património, caso haja interessados, uma vez que se trata de um imóvel com uma grande área de terreno. “O objetivo final é vender”, referiu Leonel Gouveia, uma vez que o Município não tem qualquer interesse de utilização para este imóvel”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT