A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Santa Comba Dão: Casas de Salazar compradas pela Câmara por 120 mil euros

Edição de 30 de novembro de 2018
30-11-2018
 

As duas casas de habitação que restavam ainda na posse dos herdeiros do antigo presidente do Conselho de Estado, António Oliveira Salazar, foram agora compradas pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão por 120 mil euros. As duas habitações estavam registadas em nome do sobrinho-neto de Salazar.

A autarquia já era dona de uma das três casas que pertenceram ao antigo Chefe do Estado Novo. O conjunto de imóveis inclui a casa onde Salazar nasceu e uma outra onde viveu.

A primeira das três casas de Oliveira Salazar adquiridas pela Município de Santa Comba Dão estava registada, até há muito pouco tempo, em nome do seu sobrinho-neto que a tinha cedido em regime de doação direta à autarquia ainda durante a vigência do anterior executivo.

Já as duas outras casas de habitação só agora foram compradas pelo município que teve de desembolsar 120 mil euros para ficar na posse da totalidade dos bens imóveis e respetivos terrenos anexos que fazem parte da antiga quinta de Oliveira Salazar.

O negócio acordado há pouco mais de um mês, só agora foi fechado. A escritura será assinada no início da próxima semana, num Cartório Notarial da cidade.

O município de Santa Comba Dão pretende juntar estes três prédios urbanos ao espaço contíguo do Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) que será criado e erguido já em 2019 na antiga Escola Cantina Salazar, onde funcionou o Ensino Primário.

Segundo Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, “os conteúdos do Centro Interpretativo do Estado Novo ainda estão a ser trabalhados por um grupo de especialistas, a par de uma recolha criteriosa e científica do acervo que irá fazer parte deste novo espaço e que em breve o município dará conta”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT