A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Santa Comba Dão: Núcleo Museológico Municipal já reuniu mais de 400 peças

Edição de 23 de novembro de 2018
25-11-2018
 

O Núcleo Museológico Municipal (NMM) de Santa Comba Dão encontra-se na primeira fase que passa pela recolha de testemunhos, peças e documentos históricos que identifiquem e que possa caracterizar o seu território e as suas gentes. A autarquia anunciou que foi criado um grupo de trabalho informal com o propósito de promover o levantamento dos recursos existentes, sendo que até à data já foram recolhidas mais de 400 peças e documentos.

De acordo com a Câmara Municipal de Santa Comba Dão, pretende-se que o novo museu seja constituído por diferentes espaços temáticos, organizados em quatro grupos principais, nomeadamente “Caracterização e Evolução da Paisagem”, “História do Município”, “Mundo Rural” e “Artes e Ofícios”.

Apesar das semelhanças com as áreas temáticas de abordagem muito parecidas com as já existentes noutros museus municipais, a Câmara de Santa Comba Dão pretende que o espaço prime pela diferenciação, onde o o recurso às novas tecnologias será uma mais-valia, pois irá permitir aos visitantes interagir com os objetos expostos e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento sobre os mesmos, contextualizando o espaço e tempo em que eram usados.

Sobre o espaço provável onde poderá vir a funcionar o Núcleo Museológico Municipal, o Jornal do Centro conseguiu identificar a antiga Residência Paroquial do Século XVIII, também já apontada para receber o Museu Municipal de Arte Sacra, sob a gestão técnica do Cabido da Sé de Viseu.

Um outro edifício apontado para receber Núcleo Museológico Municipal, é o 1º andar das antigas instalações da Repartição de Finanças, adjacente à Casa dos Arcos e à Capela de Santa Columba, no Largo do Balcão.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT