A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Alterações climáticas preocupam agricultores de S. João da Pesqueira

Edição de 29 de março de 2019
01-04-2019
 

Pequenos, médios e grandes produtores que desenvolvem atividade na agricultura na região do Douro estão preocupados com as alterações climáticas.

Ainda é cedo para se falar de um problema a sério mas há quem já comece a fazer contas à vida. Em S. João da Pesqueira, coração do Alto Douro Vinhateiro e maior produtor de vinho do Porto, são muitos aqueles que se mostram preocupados com as altas temperaturas e a falta de água.

O ano transato a quebra de produção ultrapassou os 50 por cento. Este ano ainda há esperança que a água chegue em abril e se faça jus ao provérbio “em abril águas mil”. Caso contrário o problema pode aumentar substancialmente.

Cátia Mendes, engenheira agrónoma, explica que “há zonas muito dependentes dos vinhos, como o Douro. As alterações climáticas podem ser um grave problema. Invernos rigorosos e verões secos, por esta ordem, era o ideal, mas isso não tem acontecido. Se chuvas torrenciais vierem fora de época, por exemplo, desenvolve-se um problema de doenças nas vinhas”, alerta.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT