A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Matemático sampedrense distinguido nos Estados Unidos

Edição de 9 de março de 2018
12-03-2018
 

O jovem sampedrense Afonso Bandeira, de 29 anos, conquistou o Sloan Research Fellowship 2018, um prémio que é atribuído aos mais promissores investigadores de diferentes áreas científicas a desenvolver investigação nos Estados Unidos da América e no Canadá. O galardão tem um valor financeiro de cerca de 53 mil euros, um montante que terá que ser investido ao longo dos próximos dois anos em trabalhos de pesquisa.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o professor auxiliar do Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova Iorque dedica-se atualmente a “uma compreensão mais profunda de vários processos para extrair informações de dados”, que permitem “mudar a forma de compreender o mundo que nos rodeia”.

“Os desafios computacionais decorrentes da análise de dados podem apresentar barreiras fundamentais para aprender com eles. O trabalho de Afonso Bandeira analisa os limites da inferência estatística com restrições computacionais. Num primeiro plano, tem-se focado em problemas com uma estrutura algébrica rica, um exemplo sendo como reconstruir uma molécula através de um grande conjunto de imagens com ruído obtidas por microscopia crioelectrónica”, explica a SPM.

Para Afonso Bandeira, este prémio representa “um importante voto de confiança” nos seus “planos de investigação para o futuro”. “Os fundos disponibilizados vão certamente contribuir significativamente para alcançar os objetivos da minha equipa”, refere.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT