A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

S. Pedro do Sul: Lenteiro do Rio vai ter praia fluvial

Edição de 2 de agosto de 2019
04-08-2019
 

Nas margens do rio Vouga, entre o Lenteiro do Rio e Negrelos, em S. Pedro do Sul, vai nascer uma praia fluvial. O projeto está avaliado em 150 mil euros e vai ser alvo de uma candidatura da Câmara Municipal aos fundos comunitários, num projeto que está a ser concluído para poder receber apoios europeus.

“Neste momento estamos a trabalhar para criar uma zona de lazer, uma futura praia fluvial, de grande dimensão e com um conjunto de equipamentos aprazíveis para que aquele seja um local cada vez mais procurado pelas pessoas”, afirma Pedro Mouro, vice-presidente do município.

De acordo com o autarca, esta obra estará ligada à ecopista do concelho e também ao parque da cidade, que está em fase de construção. “Teremos ali um espaço renovado, será um trio de espaços que disponibilizamos ao público e que ficam muito próximos e que serão mais-valias para a população”, realça.

Pedro Mouro acrescenta que a ideia é que a zona de lazer esteja pronta “ainda no próximo ano”, não havendo contudo uma data em concreto. O objetivo é criar primeiro uma área de fruição ribeirinha e depois fazer evoluir esse projeto para uma praia fluvial. “No primeiro momento será uma zona de lazer, a partir do momento em que consigamos ter todos os requisitos para praia fluvial, obviamente que chegará a esse patamar. Vamos tentar desde logo infraestruturá-la para chegar a uma praia fluvial”, adianta.

Pouves com melhoramentos

Também no próximo ano deverão estar prontas as obras de requalificação da Zona de Lazer de Pouves. O espaço vai sofrer obras de melhoramento, avaliadas em 45 mil euros, num investimento que será comparticipado a 50 por cento pela ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, através da medida de apoio à renovação de aldeias. Na área de lazer serão criados balneários, wc’s e um edifício de apoio. O relvado será ampliado e as poldras e comportas, já no rio, serão intervencionadas.

“É um espaço que era há muito nossa intenção requalificar e melhorar sobretudo porque no verão é muito procurado por turistas e gentes de S. Pedro do Sul. É um espaço que há muito necessita de ser requalificado e portanto essa candidatura veio agora aprovada e portanto contamos ainda este ano iniciar a obra. O objetivo é que o espaço fique ainda mais aprazível e com uma dimensão maior”, refere.

A empreitada só deverá ir para o terreno lá para o final do ano para não prejudicar quem procura aquela zona para se refrescar nesta altura de calor. “Não consigo confirmar já o prazo de execução, mas aquilo que posso garantir é que para o próximo verão já vai estar tudo requalificado e com as obras feitas”, conclui.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT