A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Três equipas permanentes para "socorrer" S. Pedro do Sul

Edição de 28 de junho de 2019
29-06-2019
 

Na próxima segunda-feira (1 de julho) deverá entrar em funcionamento a terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) de S. Pedro do Sul. Este novo grupo de homens, sediado no corpo de bombeiros de Santa Cruz da Trapa, vai juntar-se às duas equipas já no ativo que estão instaladas nas duas associações humanitárias da cidade sampedrense.

Cada EIP é formada por cinco operacionais, tendo em vista “reforçar a capacidade operacional, melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro”. As três equipas resultam de um protocolo estabelecido entre o município, o Estado e as corporações de bombeiros do concelho.

“Somos o único município do distrito de Viseu que tem tanta gente a tratar da nossa proteção civil e o que queremos é acautelar as coisas antes que elas aconteçam”, sublinha o presidente da Câmara, Vítor Figueiredo, ressalvando que S. Pedro do Sul é “um concelho enorme”, com 350 quilómetros quadrados e com povoações rurais que distam a cerca de uma hora da sede do concelho. “Com estas equipas profissionais sabemos que numa situação de emergência, de acidente ou incêndio, sabemos que as populações serão mais facilmente socorridos”, vinca.

Com duas EIP já no ativo, e com a terceira a caminho nos próximos dias, o autarca realça não só os ganhos em matéria de socorro, como também o profissionalismo dos homens, acrescentando que agora as operações ligadas à proteção civil não ficam dependentes apenas do voluntariado dos homens e mulheres.

“Estas pessoas são pagas, têm o seu ordenado, e isso faz com que possamos de uma certa forma exigir mais aos nossos bombeiros. Podemos exigir que eles cheguem mais fácil e rapidamente a uma situação de uma calamidade que possa ocorrer no nosso concelho. Esperamos que não, mas se tal acontecer estamos preparados para ajudar”, remata.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT