A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Australianos à procura de lítio na região

Edição de 12 de abril de 2019
12-04-2019
 

A empresa australiana de exploração mineira, Fortescue Metals Group Exploration Pty Ltd, solicitou a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, chumbo, zinco cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e metálicos associados, em Portugal.

Na região entre Viseu e Guarda, estão em causa quatro áreas, popularmente chamadas de “Cabecinha”, “Portela”, “Silva” e “Lobão”, todas elas com uma área superior a 400 mil quilómetros quadrados, tem a última quase 500 mil.

A Serra do Seixo, localizada perto de Sátão, é um dos locais onde o estudo está a ser feito, como confirma Paulo Santos, presidente da Câmara Municipal. “Foi permitido à empresa australiana fazer um estudo de locais onde poderão ser explorados lítio, mas não há nada de concreto”, disse.

Ao Jornal do Centro, o autarca adiantou que ainda não há concessão das minas. “Recebemos ontem ou anteontem uma comunicação em Diário da República, que comprova que aquela concessão está ainda em discussão pública”, esclareceu Paulo Santos. Sabe-se apenas que naquele local existe já uma concessão por parte de uma empresa da região, contudo, não tem explorado os minerais existentes.

O presidente da Câmara Municipal de Sátão remata, dizendo que “tudo o que seja para trazer riqueza e emprego para o concelho, é visto com bons olhos desde que cumpra as normas legais. Com certeza que iremos colaborar com o que for necessário, não será a Câmara que vai impedir nada”.

A empresa australiana em questão procedeu já a prospeções de lítio em Montalegre e Boticas, conseguindo as concessões. Assinaram com o estado português, através da DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia), prevê-se agora um investimento de 500 milhões de euros e a criação de centenas de postos de trabalho.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT