A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Dois dias para provar (novamente) o míscaro em Sátão

Edição de 1 de novembro de 2019
02-11-2019
 

Conhecido como “Capital do Míscaro”, o concelho do Sátão organiza nos dias 16 e 17 de novembro mais uma feira do míscaro com a presença de muitos vendedores particulares, mas também de algumas empresas que comercializam este produto de origem e que já é considerado uma iguaria de referência da gastronomia regional.

A Feira do Míscaro já vai para a sua 13ª edição e conta com a presença de 100 expositores que representam diversos setores de atividade económica, desde os vendedores de míscaros, passando pelo artesanato local, etnografia, produtores de vinhos, entre outros.

O evento será marcado logo no primeiro dia pela realização de um forum de debate, a que se segue uma ação formativa e informativa sobre o míscaro e a sua importância alimentar e quais os riscos quando não se conhece bem a planta e não se sabe diferenciar um cogumelo saudável de um cogumelo tóxico.

A Feira do Míscaro prevê ainda a realização de um “show cooking” para degustar as diversas formas de confecionar o cogumelo, com diferentes pratos de referência da gastronomia regional.

Nesta altura, a quantidade de míscaros ainda é muito reduzida, devido à falta de chuva pelo que o preço por quilo poderá rondar entre os 30 e os 40 euros.

“Quando o míscaro aparecer em maior quantidade é natural que o preço praticado pelos vendedores e fornecedores desta iguaria possa baixar de preço, e atingir entre os 10 e os 15 euros por quilo”, explicou o presidente da Câmara de Sátão, Paulo Santos.

O autarca informou ainda que estão abertas as inscrições até ao dia 8 de novembro, para que os artesãos e dos vendedores de míscaros possam participara na XIII edição da Feira do Míscaro 2019.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT