A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Sátão: Turismo religioso para valorizar o património

Edição de 14 de dezembro de 2018
15-12-2018
 

O concelho de Sátão possui um património cultural associado a símbolos e motivos religiosos, onde se destaca uma vasta rede de capelas, santuários e igrejas que o município considera de grande relevância para o chamado turismo religioso e que agora pretende promover e divulgar.

Em curso estão uma série de projetos e estudos destinado a criar a Rota do Barroco, muito associada aos vários templos ou monumentos religiosos do concelho.

A autarquia abriu um concurso público para a contratação de um técnico superior de turismo que irá dedicar-se especificamente a esta área, no sentido de fazer levantamentos e estudos mais específicos relacionados com o espólio documental e patrimonial.

Património esse que vai desde a Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Abrunhosa, à Capela do Convento de Vila Boa, à Igreja do Convento Nossa Senhora da Oliva, no Tojal, e à Igreja de Santo André, no Castelo de Ferreira d’Aves. Há outros monumentos como o Convento do Santo Cristo, na Fraga, ou de Santa Eufémia, em Ferreira D’Aves. Um “vasto espólio” em arte sacra, salienta a autarquia, e cujo itinerário está identificado e tem sido muito procurado por turistas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, as “excelentes condições naturais que existem para promover o turismo religioso do concelho resultam também das visitas que temos tido todos os anos, cada vez mais com maior frequência, por parte de turistas que até nos têm solicitado guias para que nós tracemos os itinerários e possamos acompanhar grupos, principalmente naquela que já é designada como a Rota do Barroco”. O autarca destacou ainda o trabalho que tem sido feito com o apoio e o aconselhamento da coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT