A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Milhares de litros de sopa servidos durante três dias em Sernancelhe

Edição de 15 de fevereiro de 2019
15-02-2019
 

A sopa volta a ser a rainha do festival que vai decorrer a partir de hoje (15 de fevereiro) no Expo Salão de Sernancelhe. O certame que vai já na sexta edição vai decorrer até domingo.

São ao todo 17 as associações do concelho que durante os três dias vão preparar e servir gratuitamente milhares de litros daquele que é considerado o prato mais antigo do mundo. A organização promete “sabores distintos, ricos em produtos endógenos, condimentados com a etnografia de ranchos folclóricos do norte de Portugal”.

“Tendo como grande objetivo dar a conhecer Sernancelhe enquanto território que privilegia a memória cultural do seu povo, o Festival de Sopas é um evento que posiciona o concelho como apostado na valorização dos saberes e sabores de antigamente, recuperando receitas e técnicas de confeção diferenciadoras das aldeias do concelho”, salienta o município em comunicado.

Os 17 caldos serão confecionados com os legumes providenciados pelas próprias coletividades participantes.

Aos visitantes “é dada a possibilidade de provarem sopas originais, com ingredientes frescos e que não conheçam produtos químicos”. Para acompanhar os caldos, serão servidas atuações de dez ranchos folclóricos, “numa demonstração da cultura de várias regiões do país”. “Da serra ao litoral, da Beira Alta ao Minho, são várias as atuações que trarão cor e alegria ao Expo Salão”, adianta a Câmara Municipal. Para além da etnografia, no pavilhão multiusos estão expostas mostras de artes e ofícios, que possibilitarão ao público “contactar com usos e costumes”, bem como conhecer “as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT