A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Uma semana de atividades para assinalar nascimento de Aquilino Ribeiro

Edição de 7 de setembro de 2018
09-09-2018
 

Sernancelhe não esquece Aquilino Ribeiro, autor de obras emblemáticas da literatura portuguesa como “Terras do Demo”, “O Malhadinhas” ou “Quando os Lobos Uivam”. Na próxima quinta-feira (13 de setembro) completam-se 133 anos do nascimento do escritor que nasceu em Carregal, freguesia do concelho sernancelhense.

Para celebrar a data, o município local preparou “uma semana (de 10 a 14 de setembro) de atividades dedicadas à descoberta da vida e obra do escritor e à promoção da leitura junto dos utilizadores da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, que se tem afirmado como um espaço cultural de referência, registando perto de mil visitas mensais”.

No programa de iniciativas, destaca-se “a «semana aquiliniana da leitura», em que quem requisitar obras de Aquilino Ribeiro receberá como oferta publicações municipais, numa tentativa de incentivar à leitura e ao conhecimento da obra do escritor sernancelhense junto dos diferentes públicos”, sublinha a Câmara Municipal numa nota enviada ao Jornal do Centro.

Coincidindo com o arranque no novo ano escolar, o programa comemorativo inclui ainda na quarta-feira (dia 12) a receção aos professores, que será seguida de uma visita guiada “À descoberta de Aquilino Ribeiro no Concelho de Sernancelhe” pelos locais marcantes da sua vida e obra. Está também prevista a realização de uma palestra no Pátio do Carregal. Na quinta-feira (dia 13) serão exibidos na Biblioteca Municipal documentários do arquivo da RTP sobre o escritor, realizados na década de 80 do século XX. Os utilizadores da Biblioteca farão também a leitura de excertos dos livros do autor.

Para sexta-feira, o último dia do programa festivo, “a Biblioteca Municipal preparou uma jornada dedicada à vertente mais mediática (e ao mesmo tempo polémica) da obra de Aquilino, com a visualização da série “Quando os Lobos Uivam”, exibida pela estação pública em 2006 e que retrata o problema dos baldios”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT