A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Tabuaço: Feira Quinhentista com cortejo e entrega de foral

Edição de 5 de julho de 2019
06-07-2019
 

A Feira Quinhentista de Pinheiros, em Tabuaço, realiza-se, este ano, nos próximos dias 13 e 14 de julho, pelas ruas da freguesia. Serão dois dias recheados de música, dança, desfiles alusivos à época e um mercado que recria a história daquela localidade “onde antigamente se faziam as trocas comerciais”.

O presidente da Junta de Freguesia, Amâncio Silva, explica que a feira Quinhentista tem a ver com a comemoração da atribuição do foral por D.Manuel, a 13 de julho de 1514. “Estamos a comemorar agora os 505 anos e esta é uma forma de relembrar a história da nossa freguesia”, disse. A primeira edição aconteceu na comemoração dos 500 anos em 2014.

Amâncio Silva revelou que são vários os momentos altos ao longo do evento, mas o destaque é o mercado quinhentista, onde “tentamos recriar com barraquinhas a altura em que as pessoas faziam trocas comerciais”. “O cortejo histórico conta com a participação do povo e clero e as festividade terminam com a entrega do foral”, disse ainda.

A Feira Quinhentista é uma iniciativa da Câmara Municipal de Tabuaço em colaboração com a União de Freguesias de Pinheiros e Vale de Figueira.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT