A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Há cerveja artesanal a partir de flor de sabugueiro

Edição de 26 de abril de 2019
27-04-2019
 

No ano de 2018, pela primeira vez, a Inovterra produziu as primeiras 10 mil garrafas de cerveja de sabugueiro, com um parceiro da Galiza. A associação tarouquense produz a matéria-prima e compra a cerveja já transformada. A venda correu bem e o produto esgotou. Agora, está a ser feito um novo “carregamento”.

“Estava esgotada há cerca de um ano porque produziram as primeiras 10 mil garrafas com algum receio, em março, e em maio já não tinham cerveja. Foi um sucesso de vendas quer em Portugal quer em Espanha”, começa por dizer Bruno Cardoso, um dos responsáveis pela associação. “É artesanal, produzida junto à fronteira numa cervejaria, e é um sucesso de comercialização porque é um produto diferenciado que mais ninguém tem em Portugal e as pessoas procuram-nos por isso”, acrescenta. A baga sai fresca de Portugal, tal e qual como é apanhada em cachos. Em Espanha é esmagada e fazem um mosto que substitui o malte habitualmente utilizado nas cervejas convencionais.

O produto está cingido à Península Ibérica pois não têm capacidade de produção para se lançarem a mais países, no entanto, segundo Bruno Cardoso, também não ambicionam a produção convencional. “Continuamos com a visão de produzir artesanalmente um produto diferenciado e com valor. Não queremos banaliza-la nem transformá-la numa cerveja de grande consumo”, explica.

Este ano a Inovterra espera ultrapassar a produção de 20 mil garrafas, apesar de já se encontrarem à venda no espaço. “Estamos a sentir que lá para junho ou julho vai esgotar de novo. Não vai aguentar a época alta por inteiro, já que a cerveja é principalmente consumida no verão por ser uma bebida fresca”, remata.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT