A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Autarcas de Tondela devolvem mais de 21 mil euros

Edição de 8 de fevereiro de 2019
08-02-2019
 

José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela, revelou que já entregou nos serviços administrativos da autarquia um cheque de 11.099,76 euros, montante que diz respeito a ajudas de custo relativamente a deslocações que fez numa viatura do município e que faturou com se tivesse usado a sua viatura particular. Também Pedro Adão, vereador, entregou a quantia de 10.144,68 euros. Os valores dizem respeito ao período entre 2010 e 2017.

As quantias foram apuradas depois de conhecidas as “desconformidades processuais” que o presidente da Câmara admitiu terem existido e que foram denunciadas no âmbito de uma investigação efetuada pela Polícia Judiciária. Uma denúncia anónima deu conta de que foram pagos quilómetros que foram feitos com carro do município.

Na altura, o autarca justificou estas falhas processuais com o facto de o “preenchimento do boletim de itinerário, ao ser efetuado algum tempo após a referida deslocação, levasse a que nem sempre estivesse presente a natureza da viatura usada”. O responsável disse ainda que, perante alguma dúvida, fosse decidido a seu desfavor.

Além das deslocações, as denúncias apontaram ainda para os mapas de remuneração.

Contas feitas, os dois autarcas acabaram por devolver mais de 21 mil euros.

O valor da restituição foi um dos assuntos levados à última reunião do executivo. O dinheiro ainda não pode ser movimentado, porque tem de dar entrada na contabilidade, através da criação de uma rubrica específica para o efeito, procedimento que terá de ser aprovado em sede da Assembleia Municipal.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT