A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Besteiros Futebol Clube a caminho do centenário

Edição de 3 de maio de 2019
05-05-2019
 

Fundado a 27 de setembro de 1919 o Besteiros Futebol Clube surgiu na antiga freguesia de Santa Eulália, hoje vila de campo de besteiros num ano marcado pela tragédia da “pneumónica” que dizimou quase dois terços da população. Após a tragédia um grupo de homens da terra, entre os quais, Avelar Úria Leitão esteve na linha da frente a fomentar a prática do futebol e que ajudou à criação do clube local, mesmo num período muito difícil e com muitas famílias enlutadas para a freguesia.

Apesar do momento crítico que todos viveram naquela época “fatídica” as gentes locais decidiram a avançar com o projeto do Besteiros Futebol Clube a 27 de setembro de 1919, e que hoje “é sem dúvida o clube mais antigo do concelho e um dos mais antigos da Associação de Futebol de Viseu” assegura Alfredo Leitão. O presidente do Besteiros Futebol Clube admite que passados 100 anos “não é fácil gerir um clube tão pequeno, com poucos ou quase nenhuns recursos financeiros. O orçamento anual não vai além dos 6 mil euros por ano”. As receitas são conseguidas através de rifas, festas e bailaricos que organiza e da quotização de quase “60 fiéis sócios com as contas em dias, dos 500 associados inscritos”.

“As outras receitas são subsídios anuais atribuídos pela da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros e da Câmara Municipal de Tondela”, refere Alfredo Leitão.

O clube tem nesta altura três modalidades: futebol, com equipa sénior que disputa a Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viseu, no escalão sénior e único, andebol sénior e ciclismo, em que já possui uma equipa com 10 atletas a competirem. Para o ano, o presidente da Direção do Besteiros quer retomar a equipa do escalão de iniciados na modalidade de futebol e criar uma equipa de infantis em andebol.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT