A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Parque das Raposeiras requalificado por populares

Edição de 16 de agosto de 2019
18-08-2019
 

Um grupo de populares da Freguesia de Molelos tomou a iniciativa e vai deitar mãos à obra para requalificar o Parque das Raposeiras, em pleno coração da terra da “Loiça Preta”, onde todos os anos se realiza a tradicional “Soenga” - cozedura das peças de barro preto.

Na retaguarda da iniciativa está Valter Morais, considerado na aldeia a alma e o principal dinamizador da Comissão de Festas local, e que tem trabalhado arduamente nesta iniciativa “para que tudo resulte na maior perfeição possível”, como o próprio assegura.

Valter Morais explicou ao Jornal do Centro que “esta iniciativa teve origem nas reclamações e ideias que as pessoas de mais idade iam fazendo ao longo dos últimos anos ao lamentarem-se que na aldeia não havia nenhuma festividade que os animasse e os ajudasse a conviver mais socialmente”.

“Foi a partir destes lamentos e com a colaboração voluntária e pronta de mais alguns que decidimos deitar mãos à obra e o projeto começou a ganhar forma e a avançar rapidamente”, conta Valter Morais da Comissão de Festas do Parque das Raposeiras.

O dinamizador do projeto recorda que já frequenta o largo há 30 anos e que sempre foi um local de eleição para organizar diversas atividades lúdicas e tradicionais da terra, “inclusive a soenga organizada pela junta de Freguesia de Molelos em colaboração com os oleiros locais e o município de Tondela”.

Segundo Valter Morais, a ideia deste projeto começou em 2018 (o ano passado), “quando um conjunto de amigos decidiu realizar uma festa popular muito modesta, mas com muita ambição, com o propósito de angariar fundos para requalificar o espaço” e que passa pela construção de casas de banho públicas, uma churrasqueira comunitária, além de dotar o local com eletricidade e água.

“Fica um espaço mais digno e composto, mas queremos que seja ainda melhor”, remata Valter Morais.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT