A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Queixas por falta de iluminação pública em ruas de Tondela

Edição de 8 de março de 2019
08-03-2019
 

“A cidade de Tondela mais se parece com a ‘cidade das trevas’ habitada por ‘albinos’ alérgicos à claridade”. A afirmação foi proferida pelo presidente da União de Freguesias de Tondela Nandufe na última Assembleia Municipal de Tondela. Francisco Coutinho alertou para uma série de casos onde a iluminação pública de algumas ruas e avenidas da cidade de Tondela “é muito deficiente, ou quase nula”.

Deu como exemplos a Avenida 25 de abril, enquanto principal acesso ao Hospital Cândido Figueiredo, o acesso e zona de estacionamento do Centro de Saúde e ainda o largo fronteiriço ao Posto da GNR.

Segundo Francisco Coutinho, o problema junto ao hospital deve-se ao facto de “não existir qualquer ponto de luz ligado”. “O mesmo cenário repete-se no Centro de Saúde que durante o horário de inverno, quando escurece mais cedo, não possui qualquer ponto de luz aceso”, refere. Já entre as rotundas que dão acesso ao IP3, o presidente da Junta sublinhou que a zona “sofre de um apagão há vários meses”.

Francisco Coutinho durante a sua intervenção alertou ainda para o facto de continuarem a existir algumas avenidas e outras ruas da cidade com luminárias a “vapor de sódio”, cujo custo energético é mais elevado do que as lâmpadas com tecnologia led. Mas as queixas não se ficaram por aqui. Francisco Coutinho falou ainda das ruas já equipadas com luminária onde os postes se encontram apagados de forma intercalada.

Investimento de 200 mil euros

Sobre esta questão, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, embora admitindo o problema, lembrou que “a autarquia já adquiriu e instalou na cidade e no concelho 4.000 novas luminárias de tecnologia LED”. Anunciou que solicitou também às juntas de freguesia para fazerem um diagnóstico daquilo que nos seus territórios poderia ser melhorado e que para essa operação a câmara vai investir 200 mil euros”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT