A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Tondela: Chove dentro de escola primária e entra frio pelas janelas

Edição de 22 de fevereiro de 2019
23-02-2019
 

A Escola Primária e Jardim Infantil da Adiça construídos há 31 anos apresenta desgaste estrutural. A porta de entrada “está presa por arames”, diz uma funcionária. “Um dia destes ficamos com a porta nas mãos”, tal é o estado lastimável em que se encontra a porta de acesso ao interior deste estabelecimento de ensino que integra o Agrupamento de Escolas de Tondela, Cândido de Figueiredo.

A diretora, Helena Gonçalves, confirma que a Escola Primária (ou do 1º Ciclo) e Jardim de Infância da Adiça está de facto a precisar de obras, “ao nível do telhado, porque chove lá dentro, embora necessite também de uma intervenção mais profunda para melhorar o estado em que se encontram as janelas e a sua porta da entrada principal e que coloca em causa a “climatização e o conforto dos alunos, bem como o de todo o pessoal que ali trabalha, por causa do frio que se faz sentir durante o outono e o inverno”.

Também o presidente da União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha, Ventura Gonçalves, admite a existência destes problemas “que se arrastam há pelo menos meia dúzia de anos, sobretudo ao nível da cobertura”. “Todos sabemos que chove dentro do edifício, o que vai obrigar a que se façam obras de requalificação ao nível do telhado para resolver em definitivo esta situação desagradável, quer para as crianças, quer para os docentes e auxiliares que todos os dias ali têm de trabalhar em condições muito difíceis”, assinala.

Ventura Gonçalves diz que o problema está identificado e diagnosticado pela própria Câmara de Tondela que já tem definido um plano para recuperar o edifício em termos de eficiência energética. O plano de intervenção prevê um investimento na ordem dos 40 mil euros para promover mais conforto e bem-estar a todos os que fazem uso deste estabelecimento de ensino.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT