A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Bombeiros de Vila Nova de Paiva continuam bloqueados em dia de feira

Edição de 9 de agosto de 2019
11-08-2019
 

Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva continuam bloqueados no dia de feira. A situação já não é nova e conta com alguns anos. Por diversas vezes a Câmara Municipal foi alertada para este problema de segurança, que põe em risco a eficiente proteção e socorro das populações.

Da autarquia, a resposta chega por arrumar a feira, para manter “o corredor de segurança” exigido pelos bombeiros para a saída de viaturas do quartel. Em alturas do ano em que as feiras de sábado têm menor adesão de feirantes, os Voluntários ainda conseguem passar pelo meio. Depois volta tudo ao mesmo, com os feirantes a montar a tenda em plena rua, impedindo a passagem das viaturas.

O quartel dos bombeiros de Vila Nova de Paiva tem à frente do portão de saída de viaturas uma rua que dá acesso à estrada principal, mas que frequentemente em dias de feira está ocupada pelas tendas dos feirantes, bloqueando a saída.

No Verão, com a chegada dos emigrantes e pelo normal aumento de número de visitantes e feirantes a este certame, o bloqueio é ainda mais preocupante com as barracas mesmo em frente aos portões dos bombeiros.

Pedro Rochinha, que tem alertado por diversas vezes o município para esta situação, lamenta que tudo “continue na mesma, tendo em conta que se trata de um problema de segurança, proteção e socorro às populações”. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva tem minimizado o problema do bloqueio, retirando as viaturas do quartel em véspera de dia de feira para lugares da vila próximos do quartel que possibilitem a saída mais rápida em socorro das viaturas.

O presidente da Câmara Municipal já tinha dito ao Jornal do Centro que “o problema haveria de ser resolvido definitivamente com as obras de requalificação do Largo da Feira”. Ainda assim, José Morgado, garantia na altura manter o corredor de segurança solicitado pelos bombeiros para saída de viaturas em dias de feira, até que as obras de requalificação daquele espaço se iniciassem. A empreitada para a requalificação do Largo da Feira já está adjudicada, mas o bloqueio às viaturas dos bombeiros, continua por resolver.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT