A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Vila Nova de Paiva: Monumento Nacional “abandonado”

Edição de 19 de outubro de 2018
20-10-2018
 

A Orca dos Juncais, em Vila Nova de Paiva, foi vandalizada há mais de dois anos e ainda não foi alvo de uma intervenção. Monumento Nacional desde 1993, debaixo da tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), nos esteios (pedras ao alto) que constituem este dólmen foi grafitada uma pintura.

O caso foi sinalizado já no verão de 2016, precisamente por técnicos da DGPC durante uma inspeção ao monumento megalítico, um dos mais significativos no que diz respeito à tumulação coletiva da época da pré-história.

Na altura, confirmou o presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, José Morgado, a autarquia recebeu uma informação onde se lia que, efetivamente, tinha sido detetado o graffiti e que “o restante monumento estava em condições, sem stress e limpo”.

O memorando pedia também à autarquia para proceder à remoção da pintura, uma operação que teria de ser feita com acompanhamento técnico especializado.

Segundo José Morgado, no mesmo ano, o gabinete da Cultura informou a DGPC que não tinha recursos técnicos, lembrando que se tratava de um monumento da sua responsabilidade.

Dois anos depois, a pintura não foi retirada.

“No entanto, estamos a diligenciar contactos com a Comissão de Coordenação Regional para que no âmbito dos fundos comunitários para o património cultural a intervenção passe a prioritária, agora com a reprogramação que vai ser feita”, explicou José Morgado. Além da remoção do graffiti, a intervenção contemplará outras obras, nomeadamente a salvaguarda da cobertura e ainda os melhoramentos dos caminhos até ao local onde está o monumento e que antes já foram trilhos de BTT.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT