A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Carga fiscal vai manter-se em Vouzela

Edição de 1 de novembro de 2019
02-11-2019
 

Os impostos municipais em Vouzela não vão sofrer alterações no próximo ano. O executivo decidiu manter a carga fiscal inalterada para ajudar não só os munícipes, como o tecido empresarial.

“Mantemos os impostos e não subimos porque queremos dar estabilidade aos empresários e famílias. Queremos dar um sinal de proximidade às pessoas com esta medida”, explica o presidente da Câmara Municipal, Rui Ladeira, salientando que se pudesse até baixava o volume de taxas.

O autarca acrescenta que o nível de impostos permanecerá inalterado também para dar margem ao município para executar várias obras necessárias no concelho, isto numa altura em que o quadro comunitário de apoio se encontra “no pico”, obrigando “a fazer um grande esforço em várias frentes, na rede viária, água e saneamento, regeneração urbana, saúde, turismo, escolas, parques industriais e património cultural”. “Estamos a fazer investimentos em todas essas linhas. Os orçamentos deste ano e do próximo vão ser dos mais arrojados de que há memória no concelho em termos de investimento e isso faz com que tenha que haver um esforço muito grande de recursos municipais para fazer face ao autofinanciamento e aos investimentos”, afirma Rui Ladeira.

O Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) é dos que mais pesa na carteira dos cidadãos. Em Vouzela esta taxa situa-se nos 0,3 por cento, o valor mais baixo permitido por lei. Apesar do valor reduzido, na ordem dos três mil euros, a autarquia não vai abdicar mais uma vez da taxa de direitos de passagem, que é cobrada às empresas de telecomunicações por exemplo. A participação variável no IRS continuará no valor máximo, os 5 por cento.

Já a derrama, o imposto aplicado sobre os lucros das empresas, continua nos 1,25 por cento para ganhos até 150 mil euros. Acima desse valor o imposto a pagar cifra-se nos 1,5 por cento.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT