A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
O presidente da Junta de Freguesia de Sátão, António Carvalho, não esconde a satisfação com o prémio de árvore do ano atribuído ao Eucalipto de Contige. A atribuição da distinção Agora foi de vez! Eucalipto de Contige é a Árvore do Ano
A árvore com 145 anos e 43 metros de altura ficou na primeira posição do concurso, com 3.046 votos, à frente da azinheira de Alportel (2.879 votos) e do castanheiro gigante de Guilhafonso (2.863). Na fase final da iniciativa estavam a votos 10 árvores, o Eucalipto de Contige levou a melhor, indo no próximo mês representar Portugal no concurso da Árvore Europeia do Ano.
Ao Jornal do Centro, o presidente da Junta de Sátão, António Carvalho, reagiu com “bastante agrado” à notícia do prémio atribuído ao Eucalipto de Contige.
“Desde 2018 que candidatávamos sempre o eucalipto ao concurso árvore do ano e, portanto, conseguimos em 2023. Ficamos muito contentes por todas as mais-valias que traz para o património da freguesia e ao eucalipto”, afirmou, realçando que estar “certo de que este prémio ajudará a divulgar o património da freguesia e colocar o Eucalipto de Contige nas parangonas nacionais”.
Ao Jornal do Centro, o autarca lembrou que a “árvore tem imensa importância para a terra”. Estima-se que a espécie tenha sido plantada em 1878. É a maior “árvore classificada de Portugal”, pela Universidade de Aveiro. Em 1964, foi classificada como de interesse público. Tem 43 metros de altura, 40 no perímetro da copa e 12 de perímetro da base.
“É um grande ex-libris do concelho de Sátão e da freguesia. Fica localizado à beira da Estrada Nacional 229, que faz a ligação de Contige à vila de Sátão e a Viseu”, refere António Carvalho, explicando que a árvore é tão “imponente” que “obrigou a desvio do perfil da estrada, para que a espécime não fosse cortada”.
“É uma parte importante da comunidade e do povo de Contige”, elucidou.
O autarca disse ainda que o desafio agora passa por preservar “cada vez mais” a monumentalidade da árvore, num trabalho que passará não só pela Junta, mas também pela Câmara Municipal e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Depois da fase nacional, o Eucalipto de Contige vai agora representar as cores nacionais no concurso europeu “Tree of the Year”. A inciativa, organizada pela Associação de Parceria Ambiental, vai estar a votos, também online, já no próximo mês.
“Com o concurso europeu será ainda mais internacionalmente conhecido. Esperamos que a nível europeu seja feita justiça a esta árvore que é de facto imponente”, remata António Carvalho.