A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A região de Lafões vai ser palco das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia. O evento vai decorrer nos dias 28 e 29 de maio. Esta é a primeira vez que as celebrações são descentralizadas.
Na apresentação deste evento que decorreu em Vouzela, Alcides Nóbrega, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, fala de uma “experiência” que visa mostrar a gastronomia não apenas às grandes cidades.
“Queremos fazer disto uma experiência, para ver até que ponto vale a pena continuar a fazer esta descentralização no sentido de dar visibilidade às confrarias, às regiões e aos seus produtos porque é muito importante não ficarmos pelas grandes cidades e trazer a gastronomia às localidades”, afirma.
As celebrações são organizadas com o apoio das confrarias gastronómicas de Lafões e do frango do campo, e dos três municípios de Lafões. O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, considera que o evento traz responsabilidade, mas também reconhecimento a Lafões.
“Poder comemorar este dia é um motivo de responsabilidade e de reconhecimento porque a nossa região tem nas suas confrarias o trabalho, o reconhecimento e o caminho percorrido ao longo destes anos”, diz acreditando esta iniciativa “dignifica muito a gastronomia, as confrarias, a Federação, as autarquias e, sobretudo, o legado que temos de voltar a desenvolver”.
Já o presidente da autarquia de Oliveira de Frades elogia a descentralização do Dia da Gastronomia. João Valério considera que o evento é importante por duas razões.
“Permite-nos mostrar ao país que, em Lafões, se faz bem e se faz bem em rede porque esta é uma oportunidade para nos mostrarmos em rede e penso que cada concelho ganha porque ganha escala, dimensão e outra visibilidade”, frisando ainda a importância da divulgação nacional”, refere.
A vereadora da Cultura no município de São Pedro do Sul, Teresa Sobrinho, espera que o Dia Nacional da Gastronomia, ajude a trazer mais pessoas ao território.
“Temos que agarrar ao que temos de único e não ter de andar a copiar nada porque temos tanta coisa boa e única em cada um de nós e todos juntos. Se cada um pegar no que tem de único, de certeza atrairemos muitos visitantes ao nosso território e este Dia provavelmente vai comprovar isso porque vão querer voltar mais tarde para olhar o nosso território de outra forma”, refere.